Jovens são vacinados contra hepatites virais em Brasília

22/05/2009 - 14h45

Da Agência Brasil

Brasília - Durantetodo o dia de hoje (22), jovens de 10 a 19 anos podem tomara primeira dose da vacina contra as hepatites B e C e receberinformações sobre a doença na Rodoviária do Plano Piloto e no PátioBrasil Shopping, em Brasília.

Ahepatite B pode ser transmitida por seringas e agulhascontaminadas, usadas para fazer tatuagens ou colocar piercings, em relações sexuais sem preservativo, durante o parto, quando a mãe tem a doença, e por transfusão de sangue, entre outras formas de transmissão. Para se proteger da doença, é preciso tomar três doses da vacina.

“Apessoa recebe a primeira dose da vacina e já marcamos apróxima para 30 dias. Quando a pessoa toma a segunda dose jáé marcada a última, para cinco meses depois”, disse oagente de saúde Fernando Pereira de Paula.

Asestudantes Maíra Godoy e Amanda Nogueira de 17 anos estão entre as quase 500 pessoas que já tomaram a vacina no PátioBrasil Shopping. “Eu vim para passear, mas resolvi tomar, principalmente porque estou pensando em colocar um piercing futuramente”, afirmouMaíra.

OMinistério da Saúde realiza esta semana uma série de mobilizações contra as hepatites virais, com ações em todo o país paraprevenir e vacinar as pessoas em situação de risco. Avacina é gratuita e pode ser tomada em qualquer centro de saúde.