Apesar de ganhos reais, pisos de categorias se aproximaram do salário mínimo, diz Dieese

22/05/2009 - 15h19

Daniel Mello
Repórter da Agência Brasil
São Paulo - Os pisossalariais se aproximaram do valor do salário minimo nacional,em 2008, apontou o Balanço dos Pisos Salariais,divulgado hoje (22) pelo Departamento Intersindical de Estatísticae Estudos Socioeconômicos (Dieese). Essa tendência, visível em todos os setores daeconomia, ocorre principalmente entre as categorias de remuneraçãomais baixa.

Segundoo técnico do Dieese Luís Ribeiro, os valores dasremunerações se aproximam devido a uma “políticade Estado de valorização do salário mínimo”.Desse modo, mesmo que as negociações entre sindicatos epatrões tenham conseguido incorporar ganhos acima da inflaçãopara as categorias, os aumentos percentuais não superam os reajustes dosalário mínimo.

“Podese ter a falsa impressão de que os pisos estão perdendovalor, mas os pisos salariais têm sido reajustados muito acimada inflação”, destacou Ribeiro. O últimoreajuste do mínimo, de 12,1%, foi em fevereiro deste ano, quando o valor passou de R$ 415 para R$ 465. O ganho real,descontado a inflação no período, equivale a5,8%.

Osdados do estudo indicam que 56% dos 628 pisos avaliados equivalem a,no máximo, 1,25 salário mínimo e 77% nãoultrapassam o valor de um salário e meio. Apenas 2,3% dospisos superam a quantia de dois salários e meio.

Emrelação ao nível educacional, a remuneraçãopara as profissões com exigência de nívelsuperior é em média 2,17 vezes superior as que nãonecessitam dessa qualificação.

Nacomparação dos tipos de atividade, o meio rural é o que apresenta a maior concentração de pisos com valores baixos: cerca de 88% dos pisos situeam-se entre ume 1,25 salário mínimo, seguido pelo comércio, com62% das remunerações dentro dessa faixa. Na comparaçãogeral, 56,2% das remunerações chegam ao máximode 1,25 salário.

Pelorecorte da faixa superior a dois salários mínimos, oramo de serviços tem o maior número de pisos,9,3%. Na comparação de todos os setores, 5,1% dos pisosultrapassam esse valor.

A indústriafoi o setor que apresentou o maior concentração depisos nas faixas centrais de avaliação, de 1,26 até dois salários, com 43,8% das remunerações nessaclassificação, contra 38% na avaliaçãogeral.