Sobe para 51 número de mortos por dengue na Bahia

18/05/2009 - 22h10

Da Agência Brasil

Brasília - O número de mortes em decorrência da dengue no estado da Bahia subiu para 51. De acordo com o balanço divulgado hoje (18) pela Secretaria de Saúde do estado, do total de mortes, 27 são de menores de 15 anos.

Até o dia 9 de maio foram notificados aproximadamente 69 mil casos de dengue no estado, o que representa um aumento de 173% em relação ao mesmo período de 2008, com mais de 25 mil casos. Na última semana houve um aumento de 1.760 casos e até o momento, 366 municípios do estado notificaram a doença por meio dos sistemas de informação da vigilância epidemiológica.

Os municípios de Itabuna, Ilhéus, IIpiaú, Irecê, Jacobina, Jequié e Porto Seguro já decretaram estado de emergência, convocando os órgãos que compõem o sistema de defesa civil estadual para atuarem no combate à doença.

Segundo a secretaria, a aplicação do inseticida à base de Ultra Baixo Volume (UBV) já foi realizada em 122 municípios e 43 bairros do município de Salvador (BA) com o objetivo de interromper a transmissão da doença.

Entre os sinais e sintomas da dengue estão a dor abdominal intensa e contínua, vômitos persistentes, tontura, queda da tensão arterial e pele, mãos ou pés frios.