Presidente da CEF diz que juros da instituição vão continuar em queda

19/05/2009 - 21h09

Alana Gandra
Repórter da Agência Brasil
Rio de Janeiro - Os juros praticados pela CaixaEconômica Federal (CEF) vão continuar em trajetóriade queda, assegurou hoje (19), durante o Fórum Nacional,a presidente da CEF, Maria Fernanda Ramos Coelho. “Sem dúvida,vai continuar caindo".Maria Fernanda afirmou que os bancospúblicos, englobando a Caixa, o Banco Nacional deDesenvolvimento Econômico e Social (BNDES), o Banco do Brasil eos bancos regionais, estiveram atuando durante a crise internacionalpara atender à demanda por crédito.“Nós crescemos nestetrimestre 11%, enquanto os bancos privados tiveram um crescimentonegativo da oferta de crédito. Então, a importânciados bancos públicos ficou muito consolidada neste períododa crise”, disse.

Ela disse ainda que nocaso da Caixa, em especial, isso ficou claro não só noque diz respeito ao crédito habitacional e ao crédito àpessoa jurídica, mas também em relação aocrédito à pessoa física, onde foram escolhidoscomo prioritários para apoio os setores de turismo e definanciamento à linha branca.

Maria Fernanda destacouque os números divulgados pelo Ministério do Trabalhoque revelam a criação no país, em abril, de 106mil vagas de trabalho, confirmam que o setor da construçãocivil é o único que apresenta o nível decontratação positivo. Mesmo em janeiro, quando houve umdeclínio do emprego, o setor da construção gerounove mil postos. Em abril deste ano, foram 13 mil postos criados pelosetor.

A presidente da CEFinformou que o desenvolvimento sustentável passa a ser umfator incorporado aos contratos da instituição. Energiasolar e a reutilização da água da chuva jásão elementos usados pela Caixa na área da habitaçãopopular. Disse que a partir de janeiro, a CEF passou a exigir olicenciamento do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e RecursosNaturais Renováveis (Ibama) referente à origemflorestal.