Governo do Espírito Santo diz que estado é o que mais investe no sistema penitenciário

18/05/2009 - 23h00

Da Agência Brasil

Brasília - O governo do Espírito Santo se pronunciou hoje (18), por meio de nota, a respeito da crise que o sistema penitenciário do estado está enfrentando. De acordo com o comunicado, o Espírito Santo é o estado que mais investe no sistema prisional, proporcionalmente a sua população.

O governo afirmou ainda que está construindo um novo sistema penitenciário para promover um ambiente favorável à efetiva aplicação da Lei de Execução Penal e que irá investir R$ 186 milhões do tesouro estadual até 2010 no setor. E garantiu que ações de melhoria já foram realizadas este ano, dentre elas a inauguração dos Centros de Detenção Provisória de Aracruz e de Marataízes.

Na nota, a Secretaria de Justiça reconhece que o prédio da Casa de Custódia de Viana (Cascuvi) não oferece condições para funcionar como unidade prisional e afirma que o governo estadual já anunciou a construção de um centro de detenção provisória, que terá capacidade para abrigar 864 internos, possibilitando a desativação da Cascuvi.

Sobre o mutirão carcerário anunciado hoje (18) pelos representantes do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), o governo do Espírito Santo informou que apoia a iniciativa e que a medida é de grande importância para solucionar os graves problemas do sistema.