Defesa civil informa que chega a 45 número de mortos pelas enchentes em oito estados

19/05/2009 - 21h50

Da Agência Brasil

Brasília - A Secretaria Nacional de Defesa Civil (Sedec)informou hoje (19) que o número de mortes registradas emdecorrência das fortes chuvas subiu para 45. Os casos foramregistrados em oito estados: Ceará (15), Maranhão (dez), Bahia (sete), Alagoas (sete), Paraíba (duas), Sergipe (duas), Pernambuco (uma) e Santa Catarina (uma).

Deacordo com a Sedec, os danos causados pelo excesso de chuva atingiram407 municípios localizados em 13 Estados: Alagoas, Bahia,Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí,Rio Grande do Norte, Sergipe, Acre, Amazonas, Pará e SantaCatarina. Do total de pessoas atingidas, mais de 254 mil estãodesalojadas e aproximadamente 123 mil estão desabrigadas.

NoNordeste, o Maranhão, atualmente, é o estado que tem omaior número de municípios atingidos, 95. Quase metadedos municípios do estado decretaram estado de emergênciae segundo a Secretaria de Saúde do estado, a ocorrência de doenças diretamente relacionadas àsenchentes é a maior preocupação no momento.

De acordo com o superintendente de Epidemiologia e Controle de Doenças daSecretaria de Saúde do Maranhão, Henrique dos Santos,já foram confirmados casos de pessoas com leptospirose,hepatite A, dermatoses, diarréia, gripe, amigdalite econjuntivite. NaRegião Norte, é no estado do Amazonas onde se encontrao maior número de municípios atingidos, 47. E em SantaCatarina, os danos causados pela chuva atingiram 10 municípios.