Agricultura irrigada e desenvolvimento sustentável são temas de seminário

19/05/2009 - 7h13

Danilo Macedo
Repórter da Agência Brasil
Brasília - Osministérios da Agricultura e da IntegraçãoNacional realizam hoje (19) e amanhã, no AuditórioNereu Ramos, da Câmara dos Deputados, o SeminárioNacional de Agricultura Irrigada e Desenvolvimento Sustentável.Atualmente, o Brasil irriga 3,4 milhões de hectares,equivalentes a 16% da produção de grãos. O evento terá a presença de parlamentares, representantesde instituições públicas e especialistas emagricultura irrigada.

Paraestimular a irrigação, o Ministério daAgricultura tem, desde a década de 1970, programas especiais de crédito rural, pesquisa e assistênciatécnica na área. O Ministério da IntegraçãoNacional é responsável pela formulação depolíticas para a irrigação.

Segundoo Ministério da Agricultura, um dos objetivos do seminário é identificar osdesafios da atividade e as formas mais eficientes de superá-los de forma sustentável. “Pretende-se, ainda, obter a sensibilizaçãoda classe política e da sociedade, incluindo setores deplanejamento e fazendários, sobre as potencialidades doagronegócio irrigado e a capacidade de resposta imediata aosdesafios da produção de alimentos e geraçãode emprego e renda”, diz o ministério, em nota. Osvários tipos de irrigação têm por objetivofornecer água às plantas em quantidade suficiente e nomomento certo. Além de não deixar que a plantaçãomorra devido a uma estiagem, a técnica garante aprodutividade.