OMS mantém nível 5 de alerta de pandemia, mas adverte para risco de mutação do vírus H1N1

18/05/2009 - 14h40

Paula Laboissière
Repórter da Agência Brasil
Brasília - Adiretora-geral da Organização Mundial de Saúde (OMS), Margaret Chan, decidiu hoje (18) manter o nívelde alerta para gripe suína em 5. Ao participar da 62ªAssembleia Mundial da Saúde, em Genebra, ela advertiu que hárisco de o novo vírus sofrer mutação com o H1N5,causador da gripe aviária.

“Ninguémsabe como o vírus aviário irá se comportarquando exposto a um grande número de pessoas infectadaspelo novo H1N1. Não sabemos por quanto tempo esse períodode calmaria irá durar”, disse, ao se referir ao númerode mortes registradas até o momento, quando comparado aos casosconfirmados – 74 contra 8.829. “Ninguém pode dizer se issoé apenas uma calmaria antes da tempestade”, disse.

Margaret Chandestacou também que o vírus H1N1 já foi identificado emdiversos países do Hemisfério Sul – localidades que,brevemente, irão enfrentar o período de inverno, quandoo registro de influenzas aumenta consideravelmente.

“Temostoda razão em nos preocupar com as interações do vírus H1N1 e de outros vírusde influenza que circulam em humanos”.