Lobão diz que CPI pode prejudicar imagem e captação de recursos pela Petrobras

18/05/2009 - 21h31

Alana Gandra
Repórter da Agência Brasil
Rio de Janeiro - O ministro de Minas e Energia, EdisonLobão, teme que os investimentos da Petrobras para aexploração do pré-sal, incluindo a encomenda desondas, plataformas e navios, no valor estimado de U$ 120 bilhões,sejam prejudicados pela Comissão Parlamentar de Inquérito(CPI) criada, no Senado, para investigar a empresa. Para Lobão, a CPIpoderá trazer prejuízos à estatal,principalmente “no que diz respeito à imagem da própriaPetrobras, diz respeito à captação de recursos”.O ministro lembrou que o presidenteda República, Luiz Inácio Lula da Silva, se encontra emviagem ao exterior, buscando mais investimentos para a Petrobrasaplicar em obras gigantescas, como na construção de umarefinaria, no Nordeste, que custará cerca de US$ 20 bilhões,prevendo processar 600 mil barris diários de petróleo.“E nós temos receio que uma CPI possa trazer algum reflexo”,disse.

Na avaliaçãode Lobão, a Petrobras já é fiscalizada porórgãos como o Tribunal de Contas da União (TCU)e a Advocacia Geral da União (AGU), e pelos seus própriosconselhos de administração e fiscal. Afirmou tambémque o Senado possui várias comissões, como a deFiscalização e Controle, “com poderes atésemelhantes às de uma CPI. Nós achamos que nãoseria necessário [criar] a comissão. Mas, nãomandamos na vontade do Senado”.

O ministro de Minas eEnergia participou, na sede do Banco Nacional de DesenvolvimentoEconômico e Social (BNDES), da abertura do 21º FórumNacional, promovido pelo Instituto Nacional de Altos Estudos(Inae).