Lideranças indígenas ocupam sede da Funai em Mato Grosso do Sul

18/05/2009 - 17h01

Daniel Mello
Repórter da Agência Brasil
São Paulo - Um grupode cerca de 60 indígenas ocupa, desde a manhã dehoje (18), a sede da Fundação Nacional do Índio (Funai)em Campo Grande (MS). São lideranças e guerreiros daetnia Terena, que reivindicam uma definição quanto àadministração do orgão no etado,informou o chefe substituto da Funai na cidade, Joãozinhoda Silva.

No cargo desde fevereiro último, Silva é o segundo a ocupar a chefiada Funai no estado, desde que o ex-titular Claudionor Miranda foi afastado, depois queuma sindicância apontou irregularidades em sua administração,em novembro do ano passado.

Segundoele, os índios estão impacientes por causa da falta de definiçãode um novo titular. “Como estava demorando [a nomeaçãode um chefe titular] as lideranças resolveram cobrar”,afirmou Da Silva.

De acordo com Silva, não houve violência durante a ocupação, e osfuncionários deixaram o prédio para evitar confrontoscom os indígenas.

Aslideranças entraram emcontato com a sede da Funai em Brasília e pretendem enviar umdocumento com as reivindicações do grupo.

Osíndios realizaram outra ocupação em abril parapedir exoneração do chefe de área, responsávelpor atuar diretamente dentro da comunidade.

O MatoGrosso do Sul foi apontado pelo Conselho IndigenistaMissionário(Cimi) como o estado com maior índice deviolência contra indígenas. De acordo com o relatórioda entidade, dos 60 assassinatos cometidos contra índios noano passado, 42 ocorreram no estado.