Anatel vai implantar indicador para medir como consumidor vê qualidade da telefonia fixa

18/05/2009 - 18h15

Roberta Lopes
Repórter da Agência Brasil
Brasília - A AgênciaNacional de Telecomunicações (Anatel) vai implantar até2011 um indicador para averiguar a percepção dosusuários de telefonia fixa sobre os serviços prestadospelas empresas de telefonia. A introdução do indicadorfaz parte da revisão do Plano Geral de Metas de Qualidade(PGMQ) que é feita a cada cinco anos. O novo indicador foiapresentado hoje (18) durante audiência pública comentidades do setor.Segundo o gerente deAcompanhamento de Controle da Qualidade, Rui Hiroshi, a Anatel tem hojeapenas indicadores para medir a qualidade operacional. Com a ferramenta aagência pretende criar novas metas para as prestadoras deserviço do ponto de vista do consumidor.“O resultado dessapercepção vai gerar as metas para o ano seguinte. Se ousuário estiver super satisfeito vamos manter essa situação.Agora, se o usuário reclama muito de alguns aspectos doatendimento, vamos ter novas metas para que o usuário tenhaalguma percepção de que aquilo mudou”, explicou.Os indicadores vãomedir a regularidade da prestação do serviço, aeficiência do atendimento, a qualidade da prestaçãodos serviços, se o usuário percebe a melhoria dainfraestrutura da rede telefônica e se o consumidor percebeque a prestadora do serviço oferece tarifas abaixo daquelas autorizadas pela Anatel.O PGMQ é oplano que regulamenta a gestão da qualidade da prestaçãodos serviços de telefonia fixa e define parâmetros paraas prestadoras de serviço de telefonia fixa.