Governo capixaba rechaça intervenção e diz investir muito no sistema prisional

15/05/2009 - 20h27

Marco Antonio Soalheiro
Repórter da Agência Brasil
Brasília - OGoverno do Estado do Espírito Santo classificou hoje (15), em nota, como “completamente equivocadas” as críticas dopresidente do Conselho Nacional de Política Criminal ePenitenciária (CNPCP), Sérgio Salomão Shecaira, quanto àprecariedade da situação dos presídios noEspírito Santo. O governo também condena o pedido de intervenção federalno estado entregue ao procurador-geral da República,Antônio Fernando de Souza.

Segundoa nota, “o Espírito Santo é oestado que mais investe no sistema prisional, proporcionalmente a suapopulação” e aplicará R$ 186 milhões dotesouro estadual no biênio 2009/2010.

“Seo Espírito Santo é o que mais investe no sistemaprisional e, se os demais estados têm problemas iguais oumaiores do que os verificados no Espírito Santo, por que opedido de intervenção do senhor Sérgio Salomãorestringe-se apenas ao Espírito Santo?”, questiona ogoverno capixaba.

Entre outras críticas, o presidente do CNPCP sustentou que a ação de quadrilhas e gangues nos presídios do Espírito Santopõe em risco a segurança dos presos. Lembrou  ainda que cerca de dez pessoas já foramesquartejadas dentro dos presídios. Entretanto, anota do governo ressalta que o ministro da Justiça, Tarso Genro, teriaclassificado como modelo o sistema de segurança capixabadurante um evento público em Vitória, em abril desteano.

“Aocriticar a situação da Casa de Custódia de Viana(Cascuvi), Shecaira omitiu que o governo do estado já dispõede projeto para demolição desta unidade e construçãode um novo prédio. Serão investidos R$ 42,5 milhõesna construção da nova unidade, que terácapacidade para abrigar 864 internos. A obra começaráno segundo semestre deste ano”, diz o governo.