Barragem no Piauí pode romper e moradores são retirados das áreas de risco

15/05/2009 - 19h46

Luana Lourenço
Repórter da Agência Brasil
Brasília - Abarragem de Algodões 1, nonorte do Piauí, corre o risco de romper por causa das chuvas que atingem o estado. Ontem (14), o volume doreservatório chegou ao limite e a água chegou a vazar poralgumas fissuras na parede da represa. Desde a últimaquarta-feira (13) famílias que vivem na região foramretiradas da área de risco.

O governodo estado começou as obras de recuperação daparede do reservatório, mas depende de que a chuva pare para concluir o trabalho de reparo dos danos causados pelovolume de água acima do normal. Uma estrada que dáacesso à barragem também foi interditada

As 2,6mil famílias retiradas da região vizinha aoreservatório, nos municípios de Cocal e Buritis dosLopes, estão alojadas em abrigos e prédios públicose recebem auxílio da Defesa Civil.

Noestado, 17 mil pessoas estão desalojadas oudesabrigadas em 40 municípios. Por causa das chuvas, asuperintendência regional do Instituto Brasileiro do MeioAmbiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) decidiufechar o Parque Nacional de Sete Cidades, no norte do estado.

De acordocom o superintendente do Ibama do Piauí, Romildo Mafra, aschuvas interditaram os acessos de visitantes em carros e motos. “Háalagamentos e grande quantidade de atoleiros em toda a área”.A interrupção será temporária, mas aindanão há previsão para reabertura do parque.