Chuva não normaliza abastecimento d'água nos municípios atingidos pela seca no RS

14/05/2009 - 18h34

Da Agência Brasil

Brasília - Aschuvas dos últimos dias no Rio Grande do Sul ainda nãoforam suficientes para normalizar o abastecimento de água nosmunicípios atingidos pela seca no estado. De acordo com aDefesa Civil, mais de um milhão de pessoas foram afetadas pelaestiagem que já causou um prejuízo de R$ 1,9 bilhãoe deixou 230 municípios em situação deemergência.

Aseca também provocou a paralisação dos serviçospúblicos em 21 municípios da Região Celeiro, nonoroeste do estado. O presidente da Associação dosMunicípios da Região Celeiro e prefeito de VistaGaúcha, Claudemir Locatelli, disse que os serviçoscontinuarão suspensos até amanhã (15).

Locatellie um grupo de prefeitos do Rio Grande do Sul estão em Brasíliapara reivindicar do governo federal a criação de umalinha de crédito que atenda os municípios atingidospela estiagem.

“Osprejuízos este ano foi maior do que pensávamos.Queremos ações para que possamos estar preparados paranão sermos pegos de surpresa com a seca. Os produtoresprecisam de orientações, para isso o governo precisaliberar linhas de crédito para investirmos no estado”,disse.