Sustentabilidade é tema de fórum para jovens empresários

11/05/2009 - 19h05

Alana Gandra
Repórter da Agência Brasil
Rio de Janeiro - As empresas que não imprimiremna administração de seus negócios a questãoda sustentabilidade não vão sobreviver. A avaliaçãoé da coordenadora do 1º Fórum Renovar deSustentabilidade e Responsabilidade Empresarial,Vanessa Rouvier, ao dizer que o fórum será umaoportunidade de mostrar para as jovens lideranças empresariaisbrasileiras a importância da sustentabilidade para o sucessodos seus negócios.

“A cabeça dosjovens empresários é muito aberta para esse tipo deadministração moderna, onde a sustentabilidade éprimordial. Hoje, o nosso entendimento é que as empresas quenão tiverem essa preocupação não vãosobreviver”, disse.

Para Vanessa Rouvier, asustentabilidade é, atualmente, um item importante inclusivenas negociações comerciais das empresas brasileiras noexterior, principalmente, no tocante a produtos sustentáveiscertificados, como alimentos orgânicos, madeiras e móveis.No entanto, no mercado interno o consumo ainda é reduzido.“Ainda falta essa conscientização dos consumidoresbrasileiros”, afirmou.

A coordenadora do fórumcitou a senadora Marina Silva, ex-ministra do Meio Ambiente, paraquem os mais jovens já nascem pensando dessa forma. Para vanessa, entretanto, na área de negócios, principalmnete,essa conscientização ainda não chegou. Segundoela, ainda existe a barreira dos produtos sustentáveis seremmais caros. “Isso é importante? Eu devo investir nisso?”,são algumas indagações freqüentes queVanessa Rouvier diz escutar.

Por isso, a idéiaé que as jovens empresas e líderes, de qualquer esfera,já tenham esse pensamento inserido. “E possam dar osprimeiros passos, seja na política, seja no meio empresarial,já com essa cabeça”.

Vanessa Rouvier, quetambém responde pela Diretoria de ResponsabilidadeSócio-Ambiental da Confederação Nacional dosJovens Empresários (Conaje), informou ainda que as jovenslideranças brasileiras estão procurando driblar a crisefinanceira internacional com criatividade. “É na crise que agente tenta achar uma oportunidade”, disse.

Segundo ela, o piormomento da crise já passou e o importante é saber tirarproveito dela. “Mas, eu acho que a gente tem tentado ver a crisecom criatividade, como forma de empreender mais ainda e trazersoluções. Essa é uma forma mais inteligente doque, simplesmente, se a gente se apavorar e não conseguir sairdo lugar”, afirmou.

O 1º FórumRenovar de Sustentabilidade e Responsabilidade Ambiental serárealizado na sede da Associação Comercial do Rio deJaneiro (ACRJ), nos próximos dias 21 e 22, e deverácontar com a presença do ministro do Meio Ambiente, CarlosMinc; do presidente da Associação Brasileira de EnergiaEólica, Lauro Fiúza; e do presidente do InstitutoBrasil Pnuma, Haroldo Mattos de Lemos.