Operação prende 15 acusados de sonegação fiscal de madeira da Amazônia

11/05/2009 - 19h24

Luana Lourenço
Repórter da Agência Brasil
Brasília - A Operação Cupim,desencadeada hoje (11) pela Polícia Rodoviária Federal(PRF), Ministério Público de Mato Grosso do Sul e peloGrupo de Atuação Especial de Repressão ao CrimeOrganizado (Gaeco) prendeu 15 pessoas acusadas de envolvimento emesquema de sonegação fiscal no transporte de madeira daAmazônia.

Ospoliciais também apreenderam documentos, computadores, notasfiscais adulteradas, carimbos falsos, cofres, armas e munições.

Entreos presos estão empresários e servidores públicosde Mato Grosso do Sul, que facilitavam o transporte e comercializaçãoilegal de madeiras ameaçadas de extinção, comoperoba e castanheira. A madeira nobre era misturada nos caminhõesa espécies de menor valor, como o pinus.

Alémde facilitar a passagem dos carregamentos, os servidores públicosenvolvidos são acusados de falsificar carimbos da ReceitaEstadual e duplicar notas fiscais.

Deacordo com a PRF, uma mesma nota fiscal era emitida para atécinco carregamentos. Os caminhões utilizavam as rodovias deMato Grosso do Sul para chegar aos mercados de São Paulo e doParaná. Se um dos veículos fosse parado pelafiscalização, os demais eram orientados a interromper aviagem até a substituição da nota fiscal paraevitar que a PRF descobrisse a duplicidade.

Afraude era executada pelo menos desde abril de 2008. A estimativa daPRF é que em um ano o esquema tenha movimentado mais de R$ 10milhões. Cerca de 30 mil metros cúbicos de madeira foramdesviados de forma ilegal.