Lula quer medida provisória para recuperar estragos provocados pela chuva no Nordeste

11/05/2009 - 8h39

Paula Laboissière
Repórter da Agência Brasil
Brasília - Opresidente Luiz Inácio Lula da Silva disse hoje (11) quepretende enviar ao Congresso Nacional uma medida provisóriaque libere dinheiro para a recuperação de estados doNordeste atingidos pela chuva. Em seu programa semanalCafé com o Presidente, ele afirmou que enquanto as águasnão baixarem, a recuperação de estradas, pontese casas não pode começar.

A chuvaque atinge o Nordeste já causa prejuízo de cerca de R$1 bilhão. O balanço, baseado em informaçõespreliminares repassadas pelos estados, foi apresentado pelo ministroda Integração Nacional, Geddel Vieira Lima.

ParaLula, o momento atual deve ser usado por prefeitos egovernadores, além da própria Defesa Civil, para fazer levantamentos dos estragos provocados pelas enchentes. Opresidente lembrou também  a seca na Região Sul do país erecomendou que é preciso acompanhar “de perto” a situação.

As chuvasjá afetaram mais de 911 mil pessoas – 126 mil pessoas estãodesabrigadas e cerca de 57 mil desalojadas. De acordo com informaçõesdaos departamentos de defesa civil estaduais, 320 municípios localizados em 11estados estão sofrendo com o grande volume de água.

Jáa estiagem afeta cerca de 1 milhão de pessoas. Emalguns municípios a situação de emergênciase estende desde o ano passado: 96 municípios permanecem emsituação de emergência por causa da seca que jáprejudicou as lavouras de soja, milho e feijão e agora começaa afetar a pastagem, atingindo assim, a produçãoleiteira do estado. Já falta água para consumo humano ecomeça a faltar também para consumo animal.