Casos suspeitos de gripe suína no país sobem para 22

11/05/2009 - 15h23

Paula Laboissière
Repórter da Agência Brasil
Brasília - O número decasos suspeitos de gripe suína no Brasil subiu de 18 para 22.Segundo informações divulgadas hoje (11) peloMinistério da Saúde, os casos foram registrados em oitounidades federativas – São Paulo (dez), Distrito Federal(três), Pernambuco (três), Rio de Janeiro (dois), Paraná(um), Alagoas (um), Rondônia (um) e Ceará (um).

De acordo com a assessoria doministério, 22 pessoas – e não mais 25 – estãosendo monitoradas por apresentarem sintomas da doença. Osnúmeros se referem a informações repassadaspelas secretarias estaduais de Saúde. Ao todo, 164 casos jáforam descartados no país.

Até o momento, os casosconfirmados são oito: três no Rio de Janeiro, dois emSão Paulo, um em Minas Gerais, um no Rio Grande do Sul e um emSanta Catarina.

Em nota, o ministério diz quenão há evidências da transmissão de pessoapara pessoa do vírus H1N1 no Brasil, "tendo em vistaterem sido detectados somente dois casos de transmissãoautóctone [dentro do território nacional], amboscom vínculo epidemiológico com o caso-índiceprocedente do México". Isso significa que o governo nãoconsidera os estados brasileiros com casos confirmados como áreasafetadas pela gripe suína.