Novo vestibular já recebeu a adesão de 25 universidades federais

09/05/2009 - 11h54

Amanda Cieglinski
Repórter da Agência Brasil
Brasília - Pelomenos 25 das 55 universidades federais vão aderir ao novoExame Nacional do Ensino Médio (Enem) em substituiçãototal ou parcial aos seus vestibulares tradicionais, segundolevantamento realizado pela Agência Brasil. O prazo inicialdefinido pela Secretaria de Ensino Superior para que as instituiçõesdefinissem suas adesões terminou ontem (8). Mas o ministro da Educação, Fernando Haddad, disse que as discussões devem se estender até o fimde maio.Duranteo mês de abril, o ministro da Educação participou de diversas reuniões com os reitores dasinstituições e com o comitê de governançaresponsável pela criação do novo modelo. A proposta apresentada pelo MEC no fim de março era de que oEnem substituísse os vestibulares em todas as universidadesfederais. Como as instituições têm autonomia paraorganizar seus processo seletivos, o projeto foi levado àcomunidade acadêmica e aos conselhos. Muitas universidadescontinuam debatendo a proposta e ainda não têm umposicionamento.Numa reunião com os governadores do Nordeste, Haddad disse que onúmero de universidades que já aderiram ao novovestibular superou a previsão inicial do MEC. O ministérioapresentou quatro opções de adesão àsinstituições. Elas poderão utilizar o Enem comoprova única; como uma primeira fase, ficando a segunda àcargo da instituição; combinando a nota do Enem àdo vestibular tradicional ou para seleção de estudantespara vagas remanescentes.Asprovas do novo Enem estão marcadas para 3 e 4 de outubro. Osestudantes que quiserem se candidatar às vagas de uma dasinstituições participantes devem necessariamenteparticipar do exame. Os prazos de inscrição ainda nãoforam divulgados pelo MEC. Confiraa lista das universidades que já confirmaram a adesão:

    1. Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (FCSPA)2. Universidade Federal do Pampa (Unipampa) 3. Universidade Federal do Rio Grande (FURG) 4. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)5. Universidade Federal de Pelotas (UFPel)6. Universidade Federal de São Paulo (Unifesp)7. Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio)8. Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)9. Universidade Federal Fluminense (UFF)10.Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)11. Universidade Federal do ABC (UFABC)
    12. Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM)13. Universidade Federal de Alfenas (Unifal)
    14. Universidade Federal de Itajubá(Unifei)15. Universidade Federal de Uberlância (UFU)16. Universidade Federal de Lavras (UFLA)17. Universidade Federal de São João Del Rei (UFSJ)18. Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS)19. Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)20. Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)21. Universidade Federal do Piauí (UFPI)22. Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)23. Universidade Federal do Maranhão (UFMA)24. Universidade Federal da Bahia (UFBA)25. Universidade Federal do Amazonas(UFAM)