Casos monitorados no país sobem para 25 em oito estados

09/05/2009 - 16h28

Paula Laboissière
Repórter da Agência Brasil
Brasília - OMinistério da Saúde informou hoje (9) que o númerode casos monitorados diante da possibilidade de gripe suínasubiu de 18 para 25 e já não atingem sete mas oitoestados brasileiros – a maioria em São Paulo (11).

Os casossuspeitos da doença permanecem em 30, distribuídos emSão Paulo (12), no Rio de Janeiro (1), em Minas Gerais (4), noParaná (4), no Distrito Federal (2), em Goiás (2), emSanta Catarina (1), em Mato Grosso do Sul (1), em Pernambuco (1), noCeará (1) e em Rondônia (1). 123 casos foramdescartados.

O número debrasileiros que tiveram o diagnóstico confirmado permanece emseis – cinco adultos jovens e uma criança. Dois casos sãode São Paulo, dois do Rio de Janeiro, um de Minas Gerais e umde Santa Catarina.

Trêsdeles estiveram recentemente no México e dois nos EstadosUnidos.  O sexto paciente apresentou sintomas e contraiu a doença no Brasil, após mantercontato com uma pessoa que esteve no México e teve a doença confirmada.

De acordocom o ministério, apenas os pacientes do Rio de Janeiro estãointernados em unidade com isolamento respiratório. Os demaisjá receberam alta. Todos apresentaram síndrome gripalleve e, atualmente, passam bem.

Arecomendação do governo brasileiro para as pessoasque sentirem algum dos sintomas da gripe e que passaram por paísesafetados pela doença procurem imediatamente um serviço públicode saúde. Fomra disponibilizados 52 hospitais de referênciapara o atendimento de pessoas com sintomas de gripe sauína.