Governadores do Nordeste discutem ações emergenciais para conter enchentes

08/05/2009 - 6h34

Luana Lourenço
Enviada Especial
Natal - Osgovernadores do Nordeste estarão reunidos hoje (8) em Natal (RN)para discutir ações emergenciais destinadas a socorrer osestados da região afetados pelas chuvas. As cheias eenchentes, que já provocaram mortes e deixaram milhares dedesabrigados, atingem principalmente o Piauí, o Maranhãoe o Ceará.

Oministro da Integração Nacional, Geddel Vieira Lima,que durante a semana sobrevoou as áreas mais afetadas pelaschuvas, vai detalhar ações de curto prazo e debater soluções definitivas paraos problemas gerados pelas enchentes. A reunião faz parte daprogramação do 10° Fórum dos Governadores doNordeste.

Alémdas chuvas, os governadores devem tratar de desenvolvimento regionalcom o presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômicoe Social (BNDES), Luciano Coutinho, e com o ministro-chefe daSecretaria de Assuntos Estratégicos, Roberto Mangabeira Unger,que apresentará aos governadores o Projeto Nordeste, cominiciativas de desenvolvimento social, econômico e educacionalpara a região. Mangabeira também anuncia a instalaçãodo escritório regional do Instituto de Pesquisa EconômicaAplicada (Ipea).

Oministro da Educação, Fernando Haddad, que participa do encontro, deverá detalhar a antecipaçãode recursos do Fundo de Desenvolvimento da EducaçãoBásica (Fundeb).

Participamda reunião a governadora do Rio Grande do Norte, Wilma deFaria, e os governadores de Alagoas, Teotônio Vilela, do Ceará,Cid Gomes, da Paraíba, José Maranhão, do Piauí,Wellington Dias, da Bahia, Jaques Wagner, e de Pernambuco, EduardoCampos. Maranhão e Sergipe serão representados pelos vice-governadores João Alberto de Souza e BelivaldoChagas, respectivamente.