BB reúne prefeitos para mostrar linhas de crédito destinadas à melhoria da gestão

06/05/2009 - 19h59

Alana Gandra
Repórter da Agência Brasil
Rio de Janeiro - A Superintendência do Banco do Brasil no Rio de Janeiro vai apresentar a 20 prefeitos de cidades da região serrana as linhas de crédito disponíveis para a melhoria dagestão municipal, com recursos do Banco Nacional de DesenvolvimentoEconômico e Social (BNDES), do qual o BB é agente repassador.

Para isso, o BB dá início amanhã (7), em Petrópolis, a uma série de encontros com os prefeitos.

O superintendente do BB no estado do Rio, Paulo Roberto Meinerz, disse hoje (6) que existem poucas linhas de crédito atualmente no sistema financeiro nacional voltadas ao gestor municipal, e até mesmo estadual. A intenção do BB é divulgar as linhas do BNDES “para que cada prefeito e  cada secretário municipal tenham conhecimento e maximizem essas informações para, efetivamente, poder melhorar as questões estruturantes de cada município. Esse é o objetivo nosso”, afirmou.

As principais linhas de financiamento que serão apresentadas são as de Modernização da Administração Tributária e Gestão dos Setores Sociais Básicos (PMAT), destinada à modernização tributária e racionalização do uso dos recursos públicos para setores sociais, como educação e saúde; a Provias, voltada à aquisição de máquinas e equipamentos novos produzidos no país para intervenções em rodovias e vias públicas; e o Programa Caminho da Escola, destinado à compra de veículos novos para o transporte escolar de alunos da rede  pública municipal, com prioridade para aqueles que moram na área rural.

Meinerz acredita que a iniciativa de ir até os prefeitos e divulgar as linhas de financiamento é uma forma de “ter o conhecimento unificado entre o Banco do Brasil, o prefeito e o BNDES. Porque, muitas vezes, o pessoal acha que  é muito difícil montar um projeto para conseguir esses recursos".

O superintendente espera que os encontros criem demandas  rápidas no estado. "Eu creio que, com a gente se antecipando, mandando projetos rapidamente,  consegue trazer um bocado de dinheiro para as prefeituras do Rio. Está aberta a porta para a gente ser ágil, criar esse canal sem burocracia e encaminhar os projetos. O grande segredo é esse”, comentou.

O último encontro com os prefeitos fluminenses será realizado nos dias 4 e 5 de junho.