Anvisa reforça necessidade de prevenção contra gripe suína nos aeroportos

06/05/2009 - 20h24

Luana Lourenço
Repórter da Agência Brasil
Brasília - A AgênciaNacional de Vigilânia Sanitária (Anvisa) emitiu hoje (6)nota técnica reforçando medidas de prevençãoa serem tomadas nos aeroportos do país para tentar barrar aentrada do vírus da gripe suína no Brasil. Em todo o país,o Ministério da Saúde registrou até agora 26 casos suspeitos e 15em monitoramento.

Entre asrecomendações da Anvisa está a verificaçãodos avisos sonoros emitidos nos aeroportos e aeronaves, que veiculamalertas para que os viajantes que apresentarem os sintomas da doençaprocurem o posto da vigilância sanitária. A orientaçãovale para os passageiros com febre alta repentina (acima de 38 graus)e tosse, acompanhadas ou não de dores de cabeça,musculares, nas articulações e dificuldaderespiratória.

Adistribuição de material informativo nas áreasde embarque e desembarque e a presença de fiscais devigilância sanitária para orientação dosviajantes também deverão ser reforçadas, segundoa Anvisa. O documento também detalha orientaçõespara limpeza de aeronaves procedentes de voos internacionais.

Na notatécnica, a Anvisa também orienta o uso de equipamentosde proteção individual, principalmente máscaras,para funcionários da agência e da Receita Federal,Polícia Federal ou operadores que tenham contato direto compassageiros de voos internacionais. Se houver passageiro que seenquadre como caso suspeito ou em monitoramento, o uso de luvas,óculos e avental também é recomendado aosfuncionários.

A Anvisareiterou que, até o momento, não há confirmaçãoda circulação do vírus da gripe suína noBrasil.