Maioria dos contribuintes ainda usa Windows para declarar Imposto de Renda

04/05/2009 - 14h46

Daniel Lima
Repórter da Agência Brasil
Brasília - Osistema operacional Windows (Microsoft) ainda predomina entre oscontribuintes pessoa física que enviaram a declaraçãodo Imposto de Renda de 2009 pela internet. Mesmo assim, segundo osupervisor nacional do Programa do Imposto de Renda, Joaquim Adir, aReceita Federal continuará mantendo a versão Java (SunMicrosystem), única disponibilizada este ano, que funciona emqualquer sistema operacional, incluindo os programas de computadorconhecidos como softwares livres.

“Poucagente usou [software livre]. Mas será mantido, porque éessa a filosofia: atender a todos. A maioria absoluta continua comWindows. E essa cultura poderá mudar com o tempo”, disseJoaquim Adir.

Osistema operacional é o programa de computador que permite aousuário “se entender com a máquina”. Por meiodele, é possível comandar o computador e usar outrosprogramas instalados na máquina, como editores de textos eplanilhas de cálculo. Existem dois tipos de sistemaoperacional: os pagos, como o Windows da Microsoft, e os softwareslivres, gratuitos, como o Linux e suas diversas versões.

Hoje (4),a Receita divulgou que o númerode declarações do Imposto de Renda Pessoa Físicaentregues neste ano pela internetchegoua 25.565.859. A estimativa inicial era de que 25 milhões dedeclarações fossem enviadas por meio eletrônico.

Deacordo com a Receita, 500 mil contribuinte devem entregar asdeclarações do IR com atraso. O órgão nãoinformou o número de declarações apresentadas emformulários de papel.

AReceita anunciou também que amanhã (5) deveráser publicada no DiárioOficial da Uniãoinstrução normativa que trata da devoluçãodo imposto de renda cobrado sobre a venda de dezdias de férias dos trabalhadores. Para ter direito, ocontribuinte nessa situação deverá fazer uma oumais declarações retificadoras de quatro anos: 2005,2006, 2007 e 2008 (anos-base 2004, 2005, 2006 e 2007). Os programasestão disponíveis na internet(www.receita.fazenda.gov.br).Na declaração de 2009, a correção foifeita automaticamente.AReceita estima que serão devolvidos R$ 2 bilhões.