Exploração do pré-sal inicia nova era da história do petróleo brasileiro, diz Lula

04/05/2009 - 8h52

Paula Laboissière
Repórter da Agência Brasil
Brasília - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou hoje (4) que oinício da exploração da camada pré-salrepresenta “uma nova era” na história do petróleobrasileiro, aocomentar sua visita ao Rio de Janeiro para o começo da exploração da Bacia de Tupi.

No programa semanal Café com o Presidente, ele lembrouque não se sabe ainda a quantidade de petróleodisponível em toda a área do pré-sal. Mas, o governo pretende fazer testes pelos próximos 15meses e apenas depois desse período o petróleo seráexplorado com fins comerciais. Ele citou ainda a necessidade deregulamentação da Lei do Petróleo.

“Quandodescobre petróleo na camada pré-sal, o Brasil temchance de se transformar em um país com um potencialextraordinário e aí a gente pode resolver parte dosnosso problemas econômicos”, disse, ao se referir àdescoberta da camada pré-sal como “uma quase segundaindependência” brasileira.

Lularessaltou que o país vai continuar a investir embiocombustíveis mesmo com a exploração da camadapré-sal, uma vez que é preciso renovar amatriz energética. Parte dos400 milhões de hectares disponíveis para a agricultura, segundo o presidente, pode ser usada para o plantio de mamona, dendê, pinhãomanso e girassol – alternativas para uma nova matriz energética.

“Achoextremamente importante a gente ter consciência de que, quantomais petróleo, melhor, mas isso não significa que agente vai deixar de investir no biodiesel e no etanol, porquesão duas fontes energéticas extraordinárias paradespoluir o planeta e para que a gente possa gerar milhões deempregos no país.”