Brasil lança amanhã candidatura do Rio de Janeiro a Patrimônio Mundial

03/05/2009 - 11h34

Luana Lourenço
Repórter da Agência Brasil
Brasília - O Instituto doPatrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan)lança amanhã (4) a candidatura da cidade do Rio deJaneiro a Patrimônio Mundial. De acordo com o Ministérioda Cultura, desde 2001, o Brasil tenta obter na Organizaçãodas Nações Unidas para a Educação, aCiência e a Cultura (Unesco) o reconhecimento do Rio comoPatrimônio Natural e Cultural da Humanidade.

O novo dossiê que seráencaminhado à Unesco neste ano lista alguns dos cartõespostais mais famosos da cidade, como a Floresta da Tijuca, o JardimBotânico, o Morro da Urca, a Lagoa Rodrigo de Freitas, e a orlada praia de Copabacana. A proposta, batizada de Rio PaisagemCultural, reúne bens e sítios protegidos pelos órgãosde preservação do patrimônio cultural sob gestãofederal, estadual e municipal.

A expectativa é que a Unescoanuncie a decisão sobre a candidatura do Rio em julho de 2010,em uma reunião internacional da entidade que ocorreráem Brasília, por ocasião dos 50 anos da capital dopaís.

Brasília, Ouro Preto, emMinas Gerais, e Olinda, em Pernambuco, são algumas das cidadesbrasileiras já consideradas patrimônios mundiais. Deacordo com o Iphan, entre as vantagens trazidas às cidadespelo título está o aumento e no número deturistas e o crescimento dos investimentos no setor.

Além do Iphan, o governo doRio de Janeiro, o Ministério da Cultura, a Associaçãode Empreendedores Amigos da Unesco e a Fundação RobertoMarinho participarão da cerimônia de lançamentoda candidatura, que ocorrerá no Palácio da Cidade, sededo administração municipal do Rio de Janeiro.