Dia do Trabalho é comemorado com manifestações culturais e políticas pelo país

01/05/2009 - 10h46

Da Agência Brasil

Brasília - Paracomemorar o Dia do Trabalho, as principais centrais sindicaisorganizam hoje (1º) eventos culturais, sorteios, ações decidadania e atos públicos em vários estados do país. Asatividades são gratuitas e abertas ao público. Entreos temas das comemorações estão o Desenvolvimento com Trabalho,Renda e Direitos, da Central Única dos Trabalhadores (CUT), e TodaForça pelo Trabalho Decente,da Força Sindical. Em São Paulo, oseventos promovidos pela CUT serão descentralizados, ou seja,ocorrerão simultaneamente na capital e em seis municípios dointerior e da região metropolitana. Além de recreação e eventosculturais, as comemorações também serão marcadas por açõessociais que envolvem a emissão de documentos e certidões.A festa da ForçaSindical em São Paulo ocorrerá na praça Campo de Bagatelle.Os trabalhadores poderão assistir a 30 shows gratuitos durante a manhã. Entre as atrações estão a dupla sertaneja Zezé Di Camargo eLuciano, o cantor Daniel e a Banda Calypso. Além da capital, 15municípios paulistas terão festas organizadas pela entidade. NoRio de Janeiro, o ato unificado entre seis centrais sindicais serárealizado na Quinta da Boa Vista, a partir das 10h. Além dos showsde Beth Carvalho, Diogo Nogueira e DuduNobre, também haverá uma manifestaçãopolítica promovida por sindicatos filiados, dirigentes e militantes.Ascelebrações do dia 1º de maio no Distrito Federal começam apartir das 9 h, na Esplanada dos Ministérios, e tem como destaque o 1º Festival Popular de Esporte e Lazer dos Trabalhadores e o show dacantora baiana Margareth Menezes.

O Dia do Trabalho também será comemorado em outros estados. Além de shows,atividades culturais e esportivas, também haverá manifestações eatos políticos. Confira a programação dos principais eventos pelopaís:

SãoBernardo do Campo (SP) - Shows comLeci Brandão, Zé Geraldo e Teatro Mágico, a partir das 14h, noPaço Municipal de São Bernardo do Campo. Na abertura dasfestividades, haverá uma prova de pedestrianismo com trabalhadoresdas empresas da região.

Vitória(ES)Após o café da manhã coletivo, os participantes realizam aCaminhada do Trabalhador, com a presença de movimentos sociais elideranças sindicais, na Praia de Camburi. Às 14h, haverá um showcom a banda Paralamas do Sucesso.

BeloHorizonte (MG) –Shows da dupla Zezé Di Camargo e Luciano, KLB e outras bandasregionais, na via 240, bairro 1º de maio, a partir das 9 h.

Fortaleza(CE)– Shows com o cantor Moraes Moreira e grupos locais a partir das15h, na praça do Ferreira. Além das atrações, haverá aparticipação de representantes de sindicatos e movimentospopulares.

Salvador(BA)– A Força Sindical promove atividades culturais e sorteios queserão realizados na praça Castro Alves, a partir das 13h. A CUTorganiza um ato-show com atrações locais no Pelourinho, às 14h.

PortoAlegre (RS) –A banda Skank e o padre Marcelo Rossi são as principais atraçõesda festa do dia 1º de maio. O evento será realizado no anfiteatroPôr-do-sol, a partir das 13h.

Curitiba(PR) –Manifestação do Dia Internacional do Trabalhador a partir das 9h. Aconcentração para a caminhada de militantes e sindicalistas serána Vila das Torres. O ato final ocorrerá em frente à Federaçãodo Estado do Paraná (FIEP).

Cuiabá(MT)– Shows com o grupo Exaltasamba e a dupla sertaneja Guilherme eSantiago, no centro de eventos do CentroUniversitário de Várzea Grande (Univag),a partir das 19h.

RioBranco (AC)– Shows com bandas regionais e sorteios a partir das 8h, no clubedo Sindicatodos Trabalhadores em Educação doAcre(Sinteac).