Comissões da Câmara vão se reunir para discutir gripe suína

01/05/2009 - 16h08

Da Agência Brasil

Brasília - As comissões de Seguridade Social e Família e de Defesa do Consumidor da Câmara dos Deputados vão se reunir na próxima terça-feira (5) para discutir medidas que possam conter a entrada do vírus da gripe suína no país e as ações de controle e tratamento para eventuais contaminações.

Para a audiência pública conjunta, ainda sem local definido, foram convidados o ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Reinhold Stephanes, o secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Gérson Penna, o presidente da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Dirceu Raposo de Mello e o diretor de Portos, Aeroportos e Fronteiras da Anvisa, José Agenor Álvares da Silva.

Subiu para331 os casos oficiais da gripe suína no mundo, e “a situaçãocontinua a evoluir rapidamente”. Já há registros dedez mortos: um nos Estados Unidos e nove no México. As informações são do boletim divulgado hoje (1º) pelaOrganização Mundial da Saúde (OMS). Os dois países registram também omaior número de infectados: 109 nos Estados Unidos e 156México. Além disso, há casos confirmados na Áustria (1), Alemanha (3), Holanda (1), Nova Zelândia (3), Espanha (13), Suíça(1), no Canadá (34), Reino Unido (8) e em Israel (2). No Brasil, as autoridades de saúde monitoram quatro casos suspeitos. Três em Minas Gerais e um em São Paulo. Deacordo com o Ministério Saúde, os pacientes estão internados emhospitais de referência para o tratamento com medicamento específicopara a doença, ainda que não confirmadas.Dos 38 casos emmonitoramento até ontem (29), dois foram descartados, sendo um em MatoGrosso do Sul e outro em Minas Gerais. Mas, segundo o Ministério daSaúde, seis novos casos surgiram, o que eleva para 42 o número de casosem monitoramento.