Anac já concedeu 95 autorizações para novos vôos no Aeroporto Santos-Dumont

01/05/2009 - 16h36

Alex Rodrigues
Repórter da Agência Brasil
Brasília - A Agência Nacional de AviaçãoCivil (Anac) já autorizou 95 vôos para destinos fora doeixo Rio-São Paulo, boa parte já em operação, no Aeroporto Santos-Dumont, desde querevogou a Portaria nº 187/2005 que limitava o terminal a trabalharcom aviões de grande porte apenas na ponte aérea entreos dois estados.

Segundo a assessoria da agência,responsável por regulamentar e fiscalizar a aviaçãocomercial, os novos vôos não irão exigir qualqueradequação da infra-estrutura aeroportuária. Aassessoria explicou que, antes de aprovar qualquer pedido de hotran(concessão de rotas e horários de vôos), a Anaccheca a disponibilidade de pista, do pátio, do espaçono terminal e de tráfego aéreo, entre outros dadossobre a capacidade do aeroporto.

Somente ontem (30), a Anac aprovouquatro pedidos que haviam sido feitos pelas companhias Webjet e Gol.De acordo com balanço fornecido hoje (1º) pela assessoriada agência, já foram atendidas 34 solicitaçõesda TAM; 30 da Gol; 14 da Azul; 12 da Webjet e 5 da OceanAir.

As autorizaçõesconcedidas a Azul são para vôos entre o Santos-Dumont eo Viracopos, em Campinas (SP). As da Webjet são para a rotaRio de Janeiro-Brasília. Os hotrans da Gol permitem quea empresa opere entre a capital fluminense e Brasília, Vitóriae Campinas. A TAM é a companhia que obteve autorizaçõespara operar para o maior número de destinos a partir doSantos- Dumont: Brasília, Belo Horizonte, Curitiba, Salvador,Vitória, Recife e Aracaju.

Defendido pela Anac, o fim dasrestrições às operações noAeroporto Santos-Dumont tem o objetivo de aumentar a concorrênciaentre as empresas que utilizam o terminal, localizado na regiãocentral do Rio de Janeiro, beneficiando os passageiros. Alémdisso, a expectativa é de aumentar o movimento no terminal,que possui uma localização privilegiada em relaçãoao Aeroporto do Galeão, na Ilha do Governador, a cerda de 30minutos de carro do centro da cidade.