1º de Maio, o resultado de lutas dos trabalhadores

01/05/2009 - 20h14

Da Agência Brasil

Brasília - Se hoje é comemorado como um dia festivo em boa parte domundo, no passado o 1º de Maio era uma data mais voltada para que os trabalhadores reforçassem a lutapor melhores condições de trabalho. O Dia Internacional do Trabalho foi instituídodurante a Segunda Internacional Socialista, em Paris, no ano de 1889. NoBrasil, a primeira celebração ocorreu em Santos, em 1895, por iniciativa doCentro Socialista. Trinta anos depois, em 1925, o presidente Artur Bernardesbaixou decreto transformando o 1º de maio em feriado nacional.

A instituição do Dia do Trabalho é resultado das lutasiniciadas em 1886, em Chicago, nos Estados Unidos. No dia 1º de maio daqueleano, milhares de operários foram às ruas da cidade americana para exigir aredução da jornada de trabalho de 13 para oito horas. Nos dias seguintes, ostrabalhadores continuaram as manifestações e houve confrontos com a polícia,que provocaram a morte de 12 manifestantes.  

Para lembrar as mortes desses trabalhadores, a SegundaInternacional Socialista aprovou resolução instituindo o dia 1º de maio comoDia do Internacional do Trabalho. “Um dia de protesto contra a opressão e a tirania,contra a ignorância e as guerras de todo tipo. Um dia para começar a desfrutaroito horas de trabalho, oito horas de descanso e oito horas para o que nos dergana”, como estava escrito em um panfleto que circulava pelas ruas de Chicago,que à época já era um grande centro industrial dos EUA.