Informações gerais sobre gripe suína lideram dúvidas no Disque-Saúde

30/04/2009 - 14h31

Paula Laboissière
Repórter da Agência Brasil
Brasília - Adefinição de gripe suína e as informaçõesgerais a respeito da doença são as dúvidas maisfreqüentes registradas no Disque-Sáude 0800 61 1997, do Ministério da Saúde.Diante da iminência de uma pandemia do vírus, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), os acessosao tema “gripe e resfriado” já representam 46,2% do total de ligações. Entre os subtemas, o da gripe suínaaparece com 90% dos acessos.

Outrospontos que tratam dos sintomas, das medidas de prevençãoe das recomendações para quem vai viajar para fora dopaís, além da situação epidemiológicabrasileira, também aparecem no topo da lista do 0800. Deacordo com o Ministério da Saúde, o maior númerode ligações (27,8%) ocorreu nos dois últimosdias.

Oatendimento está disponível durante todo o dia,inclusive nos finais de semana e feriados. Além doDisque-Saúde do ministério, a Empresa Brasileira de Infra-EstruturaAeroportuária (Infraero) está veiculando avisos sonorosem 67 aeroportos de todo o país sobre os sintomas da gripesuína e sobre os procedimentos a serem adotados pelospassageiros.