Petrobras admite ter reajustado duas vezes o preço do óleo combustível este ano

29/04/2009 - 21h10

Nielmar de Oliveira
Repórter da Agência Brasil
Rio de Janeiro - Poucomais de 24 horas após o diretor de Abastecimento e Refino daPetrobras, Paulo Roberto Costa, ter negado, em entrevista naOrganização Nacional da Indústria do Petróleo(Onip) o aumento ocorrido no preço do óleo combustívelem suas refinarias, a estatal admite que o aumento realmente ocorreu.Aempresa esclareceu que o reajuste foi de 7% e está sendopraticado desde o último dia 24. Foi o segundo aumento doderivado no ano. A empresa já havia aumentado no mesmopercentual (7%) o preço do combustível no últimodia 4. No acumulado, o reajuste chegou aos 14%.“Como houve uma reduçãode 15% ocorrida em 12 de dezembro do ano passado de 15% e um aumentode 7% no último dia 9, os preços atuais destecombustível nas refinarias ainda estão cerca de 2,68%mais baixos do que os vigentes no início de dezembro de 2008”,informou a assessoria de imprensa da Petrobras.

Aempresa garantiu, ainda, que no ano passado a “defasagem” dopreço do óleo combustível vendido pela Petrobrasfoi de 39%. “Os ajustes aplicados pela Petrobras aos preçosde óleos combustíveis na refinaria tomam por base omercado internacional, que é permanentemente acompanhado pelacompanhia”, diz a nota.

Emnota oficial, a Federação das Industrias do Estado doRio de Janeiro criticou os aumentos concedidos pela Petrobras ao óleocombustível. A Firjan considera que o anúncio doaumento do preço do óleo combustível - em umcontexto que combina a crise mundial, a desaceleraçãoeconômica nacional e a queda dos preços internacionaisdo petróleo - vai na contramão do esforço dasindústrias e do país na manutenção dodinamismo econômico. “Amajoração do preço desse importante insumo daprodução,em especial após diversas indústriasusuárias de gás natural terem sido incentivadas ainvestir em plantas bicombustíveis, implicaráinegavelmente em perda de competitividade e, conseqüentemente,em menor geração de renda e riqueza ao país”,diz a nota.