OMS estuda possibilidade de elevar grau de alerta para gripe suína

29/04/2009 - 15h17

Da Agência Brasil

Brasília - AComissão de Emergência da OrganizaçãoMundial da Saúde (OMS) reúne-se hoje (29) para decidirsobre a possibilidade de elevar o nível de alerta para gripesuína de quatro para cinco. Aelevação significaráque a pandemia do vírus que provoca a doença éiminente e inevitável. As informações sãoda agência de notícias portuguesa Lusa.

De acordocom a OMS, uma doença é declarada como pandemia quando atinge o nívelseis, último na escala. Para que isso ocorra, é precisoque se tenha confirmado a existência de dois focos distintos deinfecção em dois países diferentes de umaregião.

Asautoridades sanitárias norte-americanas anunciaram hoje que 91casos de gripe suína foram confirmados em dez estados do país. Nova Iorque é o que tem mais ocorrências, 51 casos. Texas e Califórnia vêm na seqüência, com 16; e14 respectivamente.

Ontem (28), o balanço oficial registrava 65 casosconfirmados em seis estados. Até ao momento, a únicamorte provocada pela doença nos Estados Unidos foi a de umbebê mexicano que adoeceu enquanto visitava a família noTexas.

NoMéxico, a gripe suína pode ter causado 159 mortes. Hoje, segundo a BBC Brasil, o governo mexicano reviu os números e informou que há sete mortes confirmadas por gripe suína e não 20 como vinha sendo divulgado. O surto jáprovocou as primeiras ocorrências na Alemanha, além de novos casos naEspanha, no Reino Unido, em Israel, na Nova Zelândia ena Austrália.