Policiais federais e civis vão responder por extorsão em São Paulo

28/04/2009 - 16h16

Daniel Mello
Repórter da Agência Brasil
São Paulo - A JustiçaFederal em São Paulo abriu ontem (27) processo contra seteacusados de pertencer a uma quadrilha que extorquia dinheiro de empresáriospaulistanos. Entre os acusados estão doispoliciais federais, dois ex-policiais civis e um ex-sargento daPolícia Militar.

Deacordo com as informações levantadas pela OperaçãoPersistência, realizada pela Polícia Federal (PF), ogrupo identificava ônibus, carros ou caminhões contendosupostos produtos de contrabando ou drogas, abordavam os veículos e os membros da quadrilha, disfarçados depoliciais, exigiam propina.

Durantea operação, foram apreendidos um sinalizador luminosopróprio de viaturas policiais e um tubo de spray de pimenta,arma não-letal de uso exclusivo da polícia e das ForçasArmadas.

Foiapurado ainda que os policiais federais acusados de envolvimento usavam suas armase distintivos durante as abordagens. Segundo o MinistérioPúblico Federal, isso deixa claro que os membros do grupo usavam dacondição de policiais para cometer os crimes. Ossete integrantes do grupo responderão pelo crime de quadrilhaarmada. Além disso, quatro deles serão processados por crime de concussão (extorsãopraticada por servidor público).