Japão endurece regras para concessão de visto a mexicanos

28/04/2009 - 10h17

Da Agência Brasil

Brasília - OMinistério de Negócios Estrangeiros do Japãoanunciou hoje (28) que vai endurecer as regras para a concessãode vistos a mexicanos. A medida representa uma tentativa de se prevenir contra a propagação do vírus da gripe suína no país. Asinformações são da agência portuguesaLusa.O governo país pedirá à Embaixada do Japãono México que suspenda temporariamente o sistema de isençãode visto e que reforce os procedimentos de controle.

Oscidadãos japoneses também foram orientados a evitarviagens ao México e a outros países onde hácasos de pessoas infectadas pela doença. Medidas preventivascomo lavar as mãos e evitar multidões fazemparte da lista de recomendações feitas à população.

Atéo momento, nenhum caso de gripe suína foi confirmado no Japão,mas a capital, Tóquio, reforçou o controle depassageiros vindos de outros países. Elespassam por uma espécie de scanner térmico que permitedetectar pessoas em estado febril – um dos principais sintomas da doença.

Ontem (27),o ministro da Saúde japonês, Yoichi Masuzoe, assegurouque o país dará prioridade ao desenvolvimento deuma vacina contra a gripe suína, mas admitiu que o processopode demorar até sete meses.