Obama diz que casos de gripe suína são preocupantes, mas não justificam alarme

27/04/2009 - 1h32

Da Agência Brasil

Brasília - Opresidente dos Estados Unidos, Barack Obama, afirmou hoje (27) que os casos de gripe suína no país são preocupantes, masnão são motivo para alarme. Ele assegurou queestá acompanhando “de perto” o número de pessoas infectadas e a extensão da doença. As informaçõessão da agência portuguesa Lusa.

“Estamosacompanhando atentamente o aparecimento de casos de gripe suínanos Estados Unidos. Trata-se, naturalmente, de motivo de preocupação,que justifica a elevação do nível de alerta, masnão há razão para alarme”, disse, durante areunião anual da Academia de Ciências norte-americana.

Obamaafirmou, entretanto, que a ameaça sanitária evidencia anecessidade de o país investir em investigaçõesmédicas e científicas. “Acreditoque não está na nossa natureza seguir em vez deliderar. E está na hora de voltarmos a liderar. Estou aquipara estabelecer um objetivo: vamos dedicar mais de 3% do ProdutoInterno Bruto [PIB] à investigação eao desenvolvimento”, disse.

AOrganização Mundial da Saúde (OMS) informou que,até o momento, 40 casos de gripe suína foramconfirmados nos Estados Unidos, mas nenhuma morte foi registrada. O órgão manifestou muita preocupação com a propagaçãoda doença.