Infraero anuncia medidas para prevenir a entrada da gripe suína

27/04/2009 - 21h38

Luana Lourenço
Repórter da Agência Brasil
Brasília - A EmpresaBrasileira de Infra-Estrutura Aeroportuária (Infraero) informouhoje (27) que poderá adotar medidas de emergência em dezaeroportos brasileiros para evitar a entrada do vírusda gripe suína no país. As açõesfazem parte dos Planos Específicos de Contingência àInfluenza, definidos pelo Grupo Executivo Interministerial (GEI),criado em 2006 para conter a possibilidade de pandemia da gripeaviária.

O planoprevê que os postos de primeiros socorros dos aeroportos possamacompanhar os níveis de alerta pandêmicos no Brasil –definidos pela Organização Mundial de Saúde –,atender casos suspeitos, avaliar sintomas sob suspeita e transportarpassageiros para centros de referência.

Asorientações valem para os aeroportos internacionais deBrasília, Campinas, Fortaleza, do Galeão (Rio de Janeiro),de Guarulhos (São Paulo), Manaus, Natal, Porto Alegre, Recife eSalvador.

A Infraero ainda poderá definir uma área para o desembarque especial oudelimitar espaço exclusivo de estacionamento de aeronaves vindos de países com a epidemia da doença, casoseja necessário.

De acordo com estatal, algumas medidas já estãosendo tomadas nos 32 aeroportos administrados pela empresa, entreelas a divulgação de aviso sonoro com mensagem daAgência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa)alertando os passageiros que apresentarem sintomas da doença para que procuremimediatamente um posto da agência nos aeroportos.