Governo vai promover esforço para aprovar reforma tributária ainda neste semestre

27/04/2009 - 18h16

Daniel Mello
Repórter da Agência Brasil
São Paulo - Ogoverno federal pretende realizar um “esforço” para que areforma tributária seja aprovada na Câmara dos Deputadosainda neste semestre. Segundo o secretário extraordináriode Reformas Econômicas e Fiscais do Ministério daFazenda, Bernard Appy, desse modo, o projeto de emenda à Constituição(PEC) que reestrutura o sistema tributário poderia serapreciado de maneira definitiva pelo Senado até o fim doano.

Aaprovação ainda este ano evitaria que as discussõesfossem realizadas em 2010, ano eleitoral, quando, na avaliaçãode Appy, ficaria mais “complicado” aprovar a proposta. “Éum projeto possível, e o trabalho todo busca mostrar quais sãoos benefícios do que está sendo proposto”, disse.

Alémde promover a simplificação das tributaçõese acabar com a guerra fiscal entre os estados, a reforma tributáriapoderia trazer benefícios no combate aos efeitos da crisefinanceira, de acordo com o secretário. “[A aprovaçãoda reforma tributário]tem um efeito direto de criar umambiente de negócios mais favorável e, com isso, vocêconsegue ter em curto prazo um efeito positivo sobre o crescimentoeconômico”, afirmou Appy.

Noentanto, para o o senador Marconi Perillo (PSDB-GO), as opiniõessobre o tema ainda são “muito divergentes”, tanto noCongresso, como entre os governadores e empresários. Naopinião dele, só será possível aprovar areforma tributária no próximo governo. “Vai serdifícil [a proposta] sair da Câmara. Depois, saindo daCâmara, vai chegar ao Senado. E lá a discussãotambém será apaixonada”, disse.