Diesel com menos enxofre faz cair emissão de fumaça de ônibus urbanos no Rio

27/04/2009 - 18h37

Nielmar de Oliveira
Repórter da Agência Brasil
Rio de Janeiro - A troca do diesel S-500 pelo diesel S-50, com menor teor de enxofre, já traz benefícios à qualidade do ar na cidade do Rio, desde que foi implementada no início do ano. A afirmação é do diretor de Abastecimento e Refino daPetrobras, Paulo Roberto Costa, que concedeu entrevista coletiva hoje (27), na RefinariaDuque de Caxias (Reduc), Região Metropolitana do Rio, aprimeira do país a produzir o S-50. Segundo Costa, por meio de testes, foi verificada reduçãode 15% nos níveis de emissão de fumaça dosônibus da capital fluminense, comparativamente a 2008, quando ainda era utilizado odiesel S-500, com maior teor de enxofre. A Petrobras também distribui o diesel com menos enxofre para ônibus da cidade de São Paulo.O diesel S-50 tem 50partes por milhão (ppm) de enxofre, o que corresponde a umaconcentração de 0,005% desse componente no diesel. Odiesel anterior tinha 500 ppm de enxofre,correspondendo a uma concentração de 0,05%.Embora somente tenhainiciado a produção no Brasil agora no início domês, desde janeiro deste ano a estatal já vemfornecendo o produto com menor teor de enxofre para a frota cativa deônibus do município, só que, para isto, a empresavinha importando o S-50. O produto nacional vem sendo comercializado pelo mesmo preço do importado.Inicialmente, o dieselS-50, importado e fornecido pela Petrobras no Rio de Janeiro, eratransportado pela rede de dutos até a Reduc, de onde erabombeado para as bases das companhias distribuidoras.Já o produto nacional é processado em uma unidade de hidrotratamento da Reduc, que extrai o enxofre apartir de reações químicas envolvendo,principalmente, o hidrogênio. São disponibilizados mensalmentecerca de 14 mil metros cúbicos de diesel S-50 para o município do Riode Janeiro.Segundo a Petrobras, os testes que comprovaram os benefícios para a atmosfera foram realizados pela Federaçãodas Empresas de Transporte de Passageiros do Estado do RJ(Fetranspor), por meio de monitoramento em 47 empresas domunicípio, num total de 8.500 ônibus.Os resultados indicamtendência de redução das emissões dematerial particulado para o meio ambiente. “Os testes da Fetransportêm caráter preliminar, mas são coerentes com osrealizados em laboratório pelo Centro de Pesquisas daPetrobras [Cenpes]”, informou a empresa.De acordo com aPetrobras, os testes da empresa indicaram redução de11,3% nas emissões de material particulado com a substituição do diesel S-500 pelo S-50 em veículos.“As emissõesde fumaça foram medidas com um opacímetro montado nadescarga dos ônibus. Este aparelho mede somente a fraçãovisível dos gases de escapamento. Os veículos de testesoperaram sem carga, em aceleração livre. É omesmo método usado nas inspeções do DepartamentoEstadual de Trânsito [Detran]. O resultado dos testes daFetranspor está sendo estratificado agora por geraçãotecnológica, ano e modelo dos veículos”, esclareceu acompanhia.O fornecimento do diesel menos poluente para as frotas do Rio e de São Paulo foi definido emacordo com o Ministério Público Federal (MPF) no dia 30 deoutubro de 2008.Pelo cronogramaacertado com o MPF, ficou definido que a partir de maio o diesel S-50 estará disponível tambémpara toda a frota de veículos metropolitanos de Fortaleza(CE), Recife (PE) e Belém (PA).Em agosto, seráa vez de Curitiba (PR) ter o combustível na sua frota de ônibus e, em janeiro de 2010, o combustívelserá disponibilizado para as frotas cativas de ônibusurbanos de Porto Alegre (RS), Belo Horizonte (MG) e Salvador (BA) eserá estendido para toda a Região Metropolitana daCidade de São Paulo.Em janeiro de 2011, ocombustível será fornecido também àsfrotas das outras três RegiõesMetropolitanas do Estado de São Paulo (Baixada Santista,Campinas e São José dos Campos) e também para aRegião Metropolitana do Estado do Rio de Janeiro.Com o objetivo de terplena capacidade produtiva do diesel e, assim, atender ao mercadobrasileiro, sem depender de importação, a Petrobrasestará investindo US$ 4 bilhões até 2012. Aempresa deverá investir ainda mais US$ 2 bilhões para ofornecimento, a partir de 2013, do diesel S-10, com 10 ppm de enxofre. Em 1986, com o objetivode controlar a qualidade do ar, principalmente, nas grandes cidades, ogoverno federal instituiu o Programa de Controle de Poluiçãodo Ar por Veículos Automotores (Proconve), um cronograma deredução gradual das emissões de poluentes paraveículos leves e pesados.