Conferência Nacional de Educação vai traçar plano de ação e metas a área

25/04/2009 - 15h41

Amanda Cieglinski
Repórter da Agência Brasil
Brasília - O Ministério daEducação lançou oficialmente nesta semanaa Conferência Nacional de Educação (Conae), queserá realizada em Brasília, em abril de 2010. O tema doencontro é a construção de um sistema nacionalarticulado de ensino. Uma das principais tarefas dos participantes do evento seráa definição das bases do novo Plano Nacional deEducação (PNE), que entrará em vigor em 2011. Estabelecido por lei em 2001, o PNE traça metas de acesso e qualidade da educação pública que devem ser atingidas pelos governos federal, municipais e estaduais.“Essa conferênciavai ocorrer em um momento decisivo, não só porquehaverá eleições em 2010 e nós podemoscomprometer os candidatos com as diretrizes dessa conferência,mas também porque o prazo de vigência do atual PNEtermina em 2010. Nós temos que construir essa base”,defendeu o ministro da Educação, Fernando Haddad.Além doministério, diversas entidades da sociedade civil participamda organização do evento, que quer reunir dois mildelegados em Brasília. Antes da etapa nacional ocorrerãoconferências regionais, estaduais e municipais. O calendário das conferências muncipais e estaduais está disponível no site da Conae.“Fica um convitepara os municípios estimularem as famílias aparticiparem das conferências, porque sem a participaçãosocial a qualidade da educação não vai serincrementada para atingir os níveis que consideramos essenciais parao desenvolvimento social do país e a garantia de direitos dascrianças e adolescentes”, defendeu o presidente da CampanhaNacional pelo Direito à Educação, Daniel Cara,que também compõe a comissão organizadora.Para o sociólogoe especialista em educação, três importantesdemandas da educação deverão nortear os debatesna conferência: os problemas orçamentários, aimportância da valorização dos professores e anecessidade de uma gestão democrática nos sistemas deensino. “A escola precisa ser democrática e estimular aparticipação social nas tomadas de decisão”,apontou Cara.Haddad tambémsalientou a importância da participação dasociedade. “O papel da sociedade é fundamental. Sem aparticipação dela a educação não éincorporada como um valor. E isso é essencial para produziros avanços necessário tanto em qualidade como em acessoà educação”, disse.