Deputados pedirão investigação de cartel em empresas de defensivos agrícolas

24/04/2009 - 17h22

Danilo Macedo
Repórter da Agência Brasil
Brasília - Após a instauração de umprocessoadministrativo, pela Secretaria de Direito Econômico, paraapurar indícios de formação de cartel porempresas de fertilizantes, a Comissão de Agricultura da Câmarados Deputados deve solicitar a investigação da mesmaprática no setor de defensivos agrícolas.Um requerimento para a análise do comérciodesses produtos será apresentado pelo deputado Luis CarlosHeinze (PP-RS) na próxima quarta-feira (29) em audiênciapública da Comissão de Agricultura. O deputado disseque são “incompreensíveis” os gastos dos produtoresbrasileiros com a compra de defensivos agrícolas.

“Cultivamos90 milhões de hectares e gastamos US$ 6,8 bilhões comprodutos de defesa. Enquanto isso, os Estados Unidos produzem em umaárea três vezes maior que a nossa e gastam US$ 7,2bilhões”, afirmou Heinze em nota.

Segundoele, o assunto já vem sendo debatido na Comissão deAgricultura desde 2007, e os deputados esperam que a Secretaria deDireito Econômico realmente puna as empresas que se beneficiamda prática de cartel no setor agrícola.