Municípios aderem a projeto que ensina cultivo de hortas nas escolas

23/04/2009 - 8h38

Da Agência Brasil

Brasília - Representantes de 59 secretarias municipais de Educação do país assinaram, em Brasília, termos de compromisso para a participação no Projeto Educando com a Horta Escolar. A iniciativa tem por objetivo conscientizar alunos do ensino fundamental da rede pública sobre meio ambiente, mudanças de hábitos alimentares e aprendizagem interdisciplinar.

O projeto, que começou em 2005, é financiado pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e pela Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO). Em fase experimental, envolveu três municípios -  Bagé (RS), Saubara (BA) e Santo Antônio do Descoberto (GO).

Para o representante da FAO no Brasil José Tubino, o objetivo do projeto não é apenas a produção de hortas, mas também o desenvolvimento pedagógico dos alunos.

“Queremos alimentar não só o corpo das crianças, mas também a mente delas. E a metodologia com a horta é muito boa, porque é um laboratório vivo na escola. A criança tem a oportunidade de sair da sala de aula, de se movimentar, de trabalhar e de observar o que acontece com a natureza e como a sua alimentação é produzida”, disse Tubino.

No município de Formosa (GO), onde o projeto foi implementado há dois anos, cerca de 13 mil alunos são capacitados. Segundo a secretária municipal de Educação, Ione Antonini, a importância do projeto está na interação do cultivo da horta com a disciplinas da grade curricular.

“Esse projeto abrange vários conteúdos. Os canteiros, por exemplo, são em formas geométricas, dessa forma os alunos trabalham com a matemática enquanto plantam. As bordas dos canteiros são feitas de garrafas descartáveis, o que possibilita aos alunos trabalhar com a reciclagem e a preservação ambiental como um todo. E o que é produzido nas hortas é consumido pelos alunos, então eles acabam aprendendo quais são as vitaminas que estão ingerindo“, afirmou a secretária.

De acordo com o presidente do FNDE, Daniel Balaban, o sucesso do projeto depende do interesse dos dirigentes de educação nos municípios. “Esse projeto só dá certo se o prefeito e o secretário de Educação do município participarem de corpo e alma para o seu desenvolvimento”.

A assinatura dos termos ocorreu durante a abertura do 2º Encontro Nacional do Projeto Educando com a Horta Escolar que será realizado até esta sexta-feira (24) com palestras e debates.