EBC assina convênio com catadores de material reciclável

23/04/2009 - 1h03

Paula Laboissière
Repórter da Agência Brasil
Brasília - Apresidente da Empresa Brasil de Comunicação (EBC),Tereza Cruvinel, assinou hoje (23) um termo de compromisso com quatrocooperativas de catadores de material reciclável do DistritoFederal. O objetivo é dar início, já na próximasegunda-feira (27), a uma campanha de conscientizaçãoque possibilite a coleta seletiva de plástico, papel e lixoorgânico.“Nossacomunicação pública visa a contribuir para umamelhor formação da cidadania, seja por meio deprogramas e conteúdos como também por meio de nossaspróprias práticas. Não adiantaria nada divulgara sustentabilidade se a gente não pratica”, disse Tereza Cruvinel.A empresa se comprometeu ainda a veicular um programa, em rede,que aborde o tema.

Aestimativa da Comissão para Coleta Seletiva Solidáriada EBC é de que, por mês, a empresa produza cerca de 10 miltoneladas apenas de papel. Grande parte do total de lixopode demorar até 200 anos para se decompor.

Alémda redistribuição de lixeiras diferenciadas, apresidente ds comissão, Norma Lambertucci, garantiu quemembros da comissão vão visitar os escritóriose redações da empresa, estimulando que os própriosfuncionários tragam o que não é mais utilizado epara que separem o lixo também em casa. A coleta seletiva naempresa está prevista para começar em maio.

O diretoradministrativo-financeiro da EBC, Delcimar Pires, lembrou que asociedade, muitas vezes, reconhece a importância dedeterminados atos, mas não sabe como colocá-los emprática. “É uma parcela pequena, mas que demonstra aresponsabilidade social da empresa.”

Para opresidente da Central de Cooperativas do Distrito Federal, Roni Alvesda Silva, a iniciativa deve ajudar não apenas as cooperativascomo diversas famílias que moram na capital e sobrevivem dacoleta seletiva.

Assinaramo termo de compromisso a Associação dos Catadores eRecicladores de Brazlândia (Acobraz-DF), a Cooperativa Popularde Coleta Seletiva de Produtos Recicláveis com Formaçãoe Educação Ambiental (Coopativa), a Associaçãodos Agentes Ecológicos da Vila Planalto (Ageplan) e a ReciclaBrasília. As cooperativas vão atuar por áreas,uma vez que a empresa possui edifícios em diferentes locais dacidade.