Cresce o número de habitantes que nasceram no Distrito Federal

21/04/2009 - 11h37

Da Agência Brasil

Brasília - Chega a quase 50% o número de habitantes de Brasília que nasceram no Distrito Federal. Segundo o censo de 1991, realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), naquele ano ano havia cerca de 1.600 milhão de habitantes, sendo que apenas 41% da população tinha nascido no DF.

Em 2000, a população do DF superou a marca dos dois milhões, e atualmente a população está estimada em em 2.557.158 milhões de habitantes. A Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) de 2007 revela que desse total de habitantes 48,56% nasceram no DF.

A população de Brasília é formada por pessoas de todas as regiões brasileiras, sobretudo do Sudeste e do Nordeste, que vieram na década de 50 para a construção da capital federal. Um levantamento realizada pelo governo do DF em 2004 mostra que 26,7% da população ainda são de migrantes nordestinos e 13,7% são da região Sudeste.O operador de áudio José Felix da Silva, 63 anos, conta que as condições no início de Brasília, em 1958, eram muito difíceis e havia poucas oportunidades de visitar os parentes em outros estados. “Era uma solidão, mas logo constituí família e tive o prazer de aos poucos ver minha casa enchendo de gente em datas comemorativas. Datas em que tive muita vontade de passar com a família e não tive como”, ressalta.O jovem Leonardo Anderson Anjos, 18 anos, faz parte da geração de moradores que nasceram no DF e que teve a sorte de nunca passar datas comemorativas longe da família. “Até no aniversário de Brasília, estamos sempre juntos. Meus pais dão valor nessa coisas, pois eles tiveram que passar muitos anos sem visitar os parentes”, disse.