Polícia investiga assassinato de líder sindical no Pará

18/04/2009 - 18h27

Luana Lourenço
Repórter da Agência Brasil
Brasília - A PolíciaCivil do Pará abriu inquérito para investigar o assassinato dosecretário-geral do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Tucuruí, Raimundo Nonato.Raimundinho, como era conhecido, foi morto a tiros na últimaquinta-feira (16) e enterrado hoje (18) no município, nosudeste do estado, a 500 quilômetros de Belém.

De acordocom a polícia paraense, dois homens em uma moto dispararam sete vezescontra o sindicalista, atingido pelas costas. Para o delegado responsávelpelo caso, Hilton Monteiro Dias, o assassinato tem característicasde crime encomendado.

De acordo com a Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag), o sindicalista vinha recebendo ameaças de morte de proprietários rurais e madeireirosda região. O nome do líder sindical fazia parte dalista divulgada pela Comissão Pastoral da Terra (CPT) comcerca de 260 dirigentes sindicais, lideranças populares,religiosas e indígenas, ambientalistas e advogados que lutampela reforma agrária.

“Elesempre lutou pelos direitos dos ribeirinhos atingidos pela Barragemde Tucuruí e atualmente colaborava com a implantaçãode projeto de manejo nos assentamentos. O sindicalista tambémvinha denunciando os madeireiros envolvidos na retirada ilegal demadeiras, em especial nos  projetos de assentamentos”, de acordo com nota de repúdio à morte do sindicalista divulgada pela Contag.

A PolíciaCivil informou que o delegado-geral da corporação noestado, Raimundo Benassuly, o delegado da Divisão deHomicídios, Eduardo Roll, e o chefe da Casa Civil, CláudioPuty, estão na região de Tucuruí para acompanharo andamento do inquérito.

A Contagquer “uma reunião em caráter de urgência” como ministro da Secretaria Especial de Direitos Humanos, PauloVannuchi, para cobrar soluções para a violênciaagrária no Pará. Ontem (17), um dos episódiosmais violentos do meio rural, o assassinato de 19 trabalhadoresrurais sem terra em Eldorado dos Carajás, também nosudeste paraense, completou 13 anos.