Estudantes fazem passeata em São Paulo em defesa do fim do vestibular

15/04/2009 - 14h10

Daniel Mello
Repórter da Agência Brasil
São Paulo - Cerca demil estudantes fecharam duas das quatro faixas da Avenida Paulista,em uma manifestação pelo fim do vestibular realizada namanhã de hoje (15). Ao som de funk e música eletrônica,a passeata organizada pela União Nacional dos Estudantes (UNE)e pela União Brasileira dos Estudantes Secundarias (Ubes) seguiu do Museu de Arte deSão Paulo (Masp) em direção à Secretaria Estadual de Educação, no centro de SãoPaulo. e desceu agitando bandeiras

Osestudantes defendem um novo método de avaliaçãopara ingresso na faculdade. Segundo a presidente da UNE, LúciaStumpf, a proposta é que sejam aplicadas provas aofinal de cada ano do ensino médio, com um métodode avaliação mais voltado à interpretaçãodo que ao acúmulo de conteúdo.

Lúcia confirma que o Programa de Avaliação Seriada (PAS) da Universidade de Brasília (UnB) é um“modelo” de formato para a proposta estudantil. O PAS écomo o vestibular, só que dividido em três etapas, umaao final de cada série do ensino médio. No entanto, ametodologia da avaliação defendida pelos estudantes estaria mais ligada à do Exame Nacional de EnsinoMédio (Enem), em que as questões são maisanalíticas e interpretativas.

Essenovo tipo de avaliação daria ao aluno a oportunidade de seaperfeiçoar ao longo do ensino médio e se prepararmelhor para ingressar no ensino superior, na avaliação dopresidente da Ubes, Ismael Cardozo. “[A avaliação emetapas] dá chance para o aluno ver o que ele errou e melhorar.”

O novo Enem, que deveráfuncionar como vestibular unificado para as universidades federais,é considerado uma “resposta às demandas” do movimentoestudantil, de acordo com Lúcia Stumpf. Mas ela acredita queessa ainda não é a maneira ideal de permitir o ingressoao ensino superior. “[O novo Enem] mantém a característicade uma prova única que define toda a vida acadêmica doestudante”, disse.

Alémdo fim do vestibular, os estudantes se manifestamcontra as cotas para cobrança de meia-entrada em eventos culturais, por maisrecursos para a educação e contra a nomeaçãodo novo secretário de Educação do Estado de São Paulo,Paulo Renato Souza. Os estudantes dizem que desaprovam a gestão de Renato à frente do Ministério da Educação, no governo FernandoHenrique Cardoso.