Juros cobrados pelos bancos caem pela quarta vez, constata pesquisa do Procon-SP

14/04/2009 - 12h38

Daniel Mello
Repórter da Agência Brasil
São Paulo - Pela quarta vez consecutiva houvequeda nas taxas de juros cobrados pelosbancos para empréstimos pessoais e cheque especial, segundo pesquisa divulgada hoje (14) pela Fundação Procon-SP.Os dados apontam que nas dez instituições financeiraspesquisadas se consolidou a tendência de reduçãono preço do crédito, com previsão de queda aindamaior, puxada pelo movimento dos bancos oficiais, como sinalizou o governo federal.

Entre osbancos avaliados, houve uma redução de 0,06 pontopercentual na média dos juros cobrados em março, queera de 5,80% ao mês e agora está em 5,74%. Dos dez bancosconsultados, seis baixaram as taxas.

Para ocheque especial, a média de juros ao mês era de 9,17% emmarço, valor que caiu para 9,03% neste mês. Umdecréscimo de 0,14 ponto percentual. Entre os dezbancos avaliados, apenas dois mantiveram suas taxas do chequeespecial.

Emdezembro do ano passado, a taxa média para empréstimopessoal era de 6,25% e de 9,33% para o cheque especial.

Os dadosforam coletados entre os dias 6 e 7 de abril e as instituiçõespesquisadas foram o Banco do Brasil, o Bradesco,a Caixa EconômicaFederal, o HSBC, o Itaú, a Nossa Caixa, o Real, o Safra, oSantander e o Unibanco.