Miguel Jorge defende aumento de tributação sobre bebidas alcoólicas

13/04/2009 - 18h31

Daniel Mello
Repórter da Agência Brasil
São Paulo - Oministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior,Miguel Jorge, defendeu hoje(13) o aumento de impostos sobre asbebidas alcoólicas. Ele disse que no aumento detributação sobre o cigarro, foi a favor da inclusão das bebidas no mesmo ato.No entanto, como era necessária uma ação rápida,e a tributação das bebidas é mais complexa doque a do tabaco, optou-se só pelo cigarro.

SegundoMiguel Jorge, ainda há a possibilidade da medida ser adotada.“Eu defendo a posição de que a bebida poderia sermais taxada. Faz tão mal quanto o cigarro”, disse.

Nopacote tributário lançado pelo governo federal no mês passado, foi reduzido o imposto para carros e motosnovos, além dos principais itens de material de construção.Para compensar a perda de arrecadação, se aumentou ataxação sobre o cigarro, o que tornará oproduto até 25% mais caro a partir do próximo mês.

Oministro participou, em São Paulo, de almoço na CâmaraAmericana de Comércio (Amcham), onde discursou sobre as Perspectivas para a Indústria Automotiva em 2009.