Lula diz que pacote habitacional precisa de tempo de maturação

13/04/2009 - 8h45

Paula Laboissière
Repórter da Agência Brasil
Brasília - Aocomentar o início do cadastramento de interessados no programaMinha Casa, Minha Vida, o presidente Luiz Inácio Lula daSilva afirmou que o pacote precisa de um “tempo de maturação” para que a população possa perceber os primeiros resultados.A partir de hoje (13), o governo federal começa a registrarpessoas que querem comprar casas e também projetos de empresaspara a construção das moradias.

“Éum desafio para o governo, para as prefeituras, para os estados, paraos empresários”, disse, em seu programa semanal Cafécom o Presidente, ao se referirà promessa de construção de 1 milhão decasas.

Para Lula, o pacote habitacional vai permitir “aperfeiçoamento”e “amadurecimento” ao país. Ele destacou que o objetivo doplano é abrir caminho para “respostas” ao déficithabitacional brasileiro e para os níveis de desemprego,sobretudo em tempos de crise financeira internacional. O programa destina-se ao público com faixa de renda até dez salários mínimos. Estima-seque, na faixa entre três e dez salários mínimos, exista um público-alvo de 4 milhões depessoas, na base de clientes do Banco do Brasil, um dos financiadoresdo projeto.

Asexportações têm diminuído em todos ospaíses. Todo mundo vai comprar apenas o necessário eisso cria problema em vários setores”, afirmou o presidente.Ele lembrou que a estratégia do governo brasileiro é fortalecer o mercado interno, com destaquepara investimentos no setor automobilístico e deinfra-estrutura e para as obras do Programa de Aceleraçãodo Crescimento (PAC).