Operação do Ibama apreende madeira ilegal que daria para encher 400 caminhões

08/04/2009 - 21h37

Da Agência Brasil

Brasília - Uma megaoperaçãodo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos NaturaisRenováveis (Ibama) apreendeu hoje (8) grande quantidade demadeira ilegal que daria para encher 400 caminhões edestruiu 200 fornos para a produção de carvão. Aação ocorreu no município de Nova Esperançado Piriá, no Pará.As equipes do Ibamaconstataram que as treze serrarias instaladas na regiãocomprometeram 80 mil dos 250 mil hectares que compõem a áreaindígena, aterraram um rio e mantiveram trabalhadores emsituação semelhante ao trabalho escravo.

Os proprietários da serrariasnão foram localizados, mas os computadores e váriosdocumentos com anotações foram apreendidos. Pelo menosdez pessoas poderão ser indiciadas e, de acordo com a análisedo material apreendido, poderão responder por receptaçãode madeira ilegal.

Com 32 mil habitantes, o municípiotinha o crime ambiental como principal atividade econômica. Aprefeitura estima que, com o fechamento das serrarias ilegais, 1.700trabalhadores irão ficar sem empregos.

Uma parte da madeira apreendida vaiser leiloada e a outra será doada ao município para serusada na construção de casas populares. Segundo oMinistério do Meio Ambiente (MMA), o dinheiro arrecadado com oleilão será aplicado em projetos de preservaçãoambiental.

A operação contouainda com o apoio da Força Nacional, Polícia RodoviáriaFederal (PRF), Polícia Militar Ambiental, FundaçãoNacional do Índio (Funai).